Carlos Guerra Júnor, o Mossoró. Rapper brasileiro, jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação na Universidade de Coimbra faz analise da nova musica do rapper Kardinal Mc “Ecos do Maiombe” Feat. Haudaz com produção do Madkutz | Download Track

Compartilhe:


A música Ecos de Maiombe, do rapper Kardinal MC, mostra a exclusão estrutural sofrida pelos moradores de Cabinda, enclave que pertence a Angola.

Essa região é afastada do território de Angola e não só apenas no quesito geográfico, mas também no sentido político e econômico. Cabinda é uma região repleta de petróleo, diamante, ouro, madeira e minérios, mas recebe apenas alguns royalties do que produz. Com isso, a população dessa região, de cerca de 750 mil pessoas, clama pela independência.

Essa voz de revolta, porém, não é ouvida, pois existe uma arquitetura de exclusão  intencionalmente planejada pelo governo angolano, para silenciar esse povo. Kardinal dá eco a essas vozes, em que os gritos por melhorias são diários. Dessa forma, o rapper mostra que enquanto o povo luta pela independência ou, pelo menos, por maior autonomia política, a resposta é dada em uma ditadura instalada pelo governo do MPLA e promessas vagas.

Kardinal também pede um basta na miséria e na exclusão. As reclamações de abrangem a área da educação deficiente e os hospitais sem médicos

Ele ainda enfatiza a questão da história de Cabinda ter sido deturpada por colonizadores. Essa deturpação também jamais fora corrigida pelo MPLA, que opta pelo silenciamento da história, para que o povo cabindense não reforce o seu desejo de retorno a independência.

Kardinal MC aborda sobre a dizimação do povo originário. Alem disso, convoca as pessoas para continuar na luta, porque a vitória será certa.

Cabinda é uma região que também possui uma identidade independente de Angola no quesito cultural. Além de possuir língua própria, o fyote (também conhecido como ibinda), existem mais de dez ritmos musicais exclusivos do local.
Kardinal MC vangloria a importância de produzir um rap autêntico da região e garantir a expansão das vozes do povo local. O rap mantém um padrão de rima e certas características de batida, mas Kardinal MC consegue fazer um diálogo com o local, para que o seu rap ganhe uma autenticidade, através das expressões, das referências, do ritmo e do sentimento que ele deposita ao falar sobre Cabinda, sendo identificado em seu flow.


Compartilhe:

Poste um comentário:

0 comments: