Aprenda a fazer Freestyle

Compartilhe:

free

Então você quer aprender a fazer freestyle? É fácil com a nossa técnica de dez passos. Você vai encontrar o guia completo de dicas abaixo, mais lições em jogos de palavras, punchlines, fluxo, batalhas e mais no livro "The Rapper's Handbook".

Fazer Freestyle é cuspir letras em cifras (ou sozinho) que você faz na hora. Enquanto você pode introduzir uma ou duas linhas que você escreveu na noite anterior, a maioria de seu fluxo deve ser improvisada e espontânea. Mantenha o seu freestyle engraçado, improvisado e criativo.

Passo 1 - Comece fácil

Não há necessidade de começar rimando "proferir palavras galácticas" com "Reflexo da capacidade sintáctica". Nem há necessidade de rimar mesmo. Simplesmente esqueça todo o resto e vai no ritmo. O ritmo pode ser simples, as palavras podem ser de um grau mais baixo, mas você ainda está freestyling, enquanto você inventa. "Esta foi a minha primeira estrofe de freestyle rap, que eu cuspi quando eu tinha 11 meses de idade:

(alterada para português, com mudança de palavras para rimar)

Eu sou engraçado,

Eu gosto de rebuçados,

Tocar minha barriga,

Não liga

Passo 2 - Continue fluindo

Você vai cometer erros. Você vai parecer estúpido. Faça dos seus primeiros versos de freestyle os seus versos mais estúpidos, apenas para tirá-los do caminho. Continue fluindo. Não consegue pensar em uma rima? Continue fluindo! Gagueja sobre as palavras? Continue fluindo. É inevitável que em algum momento algumas de suas linhas não rima, não fará sentido, ou que você inadvertidamente mande um "beef" para si mesmo. (Eu conhecia um jovem que acidentalmente se "beefava" o tempo todo, quando fazíamos freestyle.) Basta continuar fluindo. Se você cometer um erro, faça o seu melhor para incorporar o seu erro em suas próximas linhas como Eminem fez neste freestyle:

Eu tomo uma batida e loop-lo,

Eu tomo uma batida e choop-lo,

Choop isso? O que significa isso?

Eu não sei, mas eu tenho de gordura na calça jeans,

E eu já disse que,

Eu não sei onde minha cabeça está,

Outra técnica para usar quando você se encontra num beco sem saída é sacar um "enchimento" rápido. "Enchimentos" são apenas frases pequenas que você pode inserir ocasionalmente para dar-lhe mais tempo para pensar de uma linha forte. Cada emcee tem o seu próprio enchimento. Por exemplo, Eyedea diz "eu pego o microfone." Jin sempre diz, "Eu sou (desagradável) quando rimo." Costumo dizer: "You know what I'm saying?"

Tente achar um enchimento pequeno no qual você se sinta confortável usando. Eles vão salvá-lo de algumas pausas estranhas. A medida que você fica melhor, você pode confiar menos pesadamente em seus enchimentos.

Passo 3 - Rima em sua mente antes do tempo

Aqui está o maior truque para bater o freestyle: assim que você sabe que palavra você está indo para o final da linha 1, sua mente deve começar a correr para encontrar uma palavra que você pode usar no final da linha 2. Vamos supor que sua primeira linha é: "Eu sou mais frio do que uma geleira", Tão logo você percebe que você está indo terminar a linha com "Geleira", você deve imediatamente pensar em algo que rima com a palavra e poderá, eventualmente, estar relacionado com:

madeira

esteira

maneira

carteira

terceira

Escolha uma e depois tente fazer com que a segunda linha rime com aquela palavra. Vamos supor que você tenha escolhido "maneira", sua linha seguinte poderia ser:

Eu sou mais frio do que uma geleira,

Dizes ser quente, eu te arrefeço à minha maneira

Se você escolher "esteira", você poderia dizer:

Eu sou mais frio do que uma geleira,

Ponho rappers a correr como se eu fosse uma esteira

O verdadeiro truque de freestyle é ter a sua mente constantemente correndo à frente do que você está dizendo. Isto não é fácil, mas você vai ter efeitos mais rápidos com a prática.

Passo 4 - Escrever

Raps escritos irão ajudá-lo a fazer freestyle. Quando você escreve, rimas ficam incorporadas em sua cabeça, e você tem maior probabilidade de ser capaz de puxar essas rimas da mente durante um freestyle.

Para a maior parte, você nunca deve cuspir um verso pré-escrito muito tempo em uma cifra, mas certamente você pode usar as palavras de rimas e frases curtas que você trabalhou de antemão. Quando Proof rimou "Ewoks e Reeboks" em um freestyle, pode acreditar que ele já havia pensado naquelas rimas antes do tempo. Ele ainda está a fazer freestyle, mas ele está a usar rimas que ele já tinha trabalhado.

Sentar e escrever a cada dia vai melhorar seus freestyles. Ela irá expandir sua memória de palavras que rimam, e ele vai te dar experiência a trabalhar estas palavras em linhas inteligentes. Também é uma boa ideia para escrever algumas barras de duplo-sentido que você pode cuspir em um freestyle, no caso de você ficar muito preso. Coloque essas linhas em uma caixa mental de "Rimas de Segurança em caso de emergência" e quebra o vidro quando você precisar de ajuda. Isto não é trapaça, é ser astuto.

Quando você está escrevendo estas linhas para em "caso de emergência", as torne fortes e interessantes, mas não muito ridiculamente incríveis.

Você não quer que suas "rimas de emergência"sejam tão obviamente notadas. Tente escrever rimas, que geralmente correspondem ao seu nível de freestyle, mas que sejam espertas e inteligentes.

Passo 5 - Rime sobre coisas à sua volta

Esta é definitivamente a melhor maneira de provar ao público que você está realmente a fazer freestyle e não apenas a cuspir algo que você escreveu no seu quarto na noite anterior. É também uma enorme oportunidade para agradar ao público, porque é impressionante e faz todo mundo feliz de verdade. Rappe sobre coisas que você vê. Incorpore objectos, acções, pessoas, roupas, situações e sons em seu rap. Quando estou no chuveiro, eu vou rappando sobre o tipo de sabonete que estou usando:

Se esforçando para ficar limpo, talvez só um pouco,
Fazer meu Dove ficar sujo, oh, agora eu o chamo de pombo

Em um concurso de batalha, isso é crucial. Você tem de cuspir coisas específicas sobre o seu adversário. Estes são os golpes mais difíceis de bater. Tomar exemplo das linhas de abertura de Iron Solomon contra o Saurus em uma batalha nas ruas de Nova Iorque. Ele olha seu oponente para cima e para baixo, vê que ele está vestindo shorts, e depois cospe:

Talvez você deveria ter vindo aqui de uma forma melhor vestida
Ou pelo menos algumas calças compridas,
Você deveria ter verificado o canal do tempo.

Um dos reis do freestyle é um rapper da Carolina do Norte chamado Spectac, que pode cuspir uma rima em cima da sua cabeça que parece que foi pré-escrita. Eu ouvi Spectac em freestyle por 40 minutos em linha recta sobre várias batidas, e eu o vi em acção em um show, quando colocou um miúdo para passear pelo público apontando para diversas coisas e Spec criava rimas sobre elas. Perguntei Spectac o que é preciso para um bom freestyle. Aqui está o que ele me disse:

"Honestamente, antes de tudo, você tem que ter um amor para a música e não apenas o gênero hip-hop. Você tem que amar o instrumental. Uma vez que você tem a paixão por ela, qualquer pessoa pode desenvolver a habilidade de freestyle. Tudo se resume a quanto tempo você está disposto a investir na prática que parte da arte. Quando estou freestyling, estou pensando no futuro. Eu definitivamente estou pensando no futuro. Ao mesmo tempo, tento não ficar muito longe de mim mesmo. Você tenta se divertir com a multidão. Desfrute das punchlines, mas mantenha-se focado no facto de que a festa ainda não acabou "

Passo 6 - Inclua metáforas

Metáforas e analogias são uma parte avançada, mas importante do rap freestyle. Elas são frequentemente encontradas nas linhas mais engraçadas e inteligentes de um rapper, e elas realmente diferenciam principiantes de emcees qualificados. Um rapper como Lil Wayne, baseia boa parte dos versos em comparações e metáforas. Ele, por exemplo, é o tal que está contando (dinheiro) durante todo o dia "como um relógio na parede." Ele não só solta muitas comparações, mas também manda comparações inteligentes, e originais. Então, faça como ele. Não basta dizer "Afiado como uma faca", diz-lhes:

Estou afiado como a espada de um Samurai ...

Estou afiado que nem conversa de damas...

Metáforas e analogias são realmente a espinha dorsal de um rapper avançado. Aprenda a usar metáforas correctamente. Suas rimas não serão apenas mais engraçadas e inteligentes, elas vão soar muito melhor.

Passo 7 - Referencie eventos actuais

Tão bom como referenciar algo próximo, também é óptimo referenciar algo actual. Digamos, por exemplo, que você está em uma cifra,em freestyle com alguns dos seus amigos, você lembra de no dia anterior ter lido que a Star Jones recentemente perdeu 200 quilos. Como seria forte se você lançar em suas rimas:

Você é grande agora, mas prestes a ser cortadinho,

Mais rápido do que Star Jones perdendo 200 quilos

Recentemente ouvi um emcee fazendo referência ao aumento dos preços do gás:

Rápido? Filho, isso não é fast

Estou subindo mais rápido do que o preço do gás

Se é relacionado a desportos, política, música ou celebridades, se é notícia, faça referência. Como Wordsworth me disse recentemente: "Eu apenas tento pensar no que é importante para as pessoas em minha volta e tento falar sobre isso."

Passo 8 - Passar o microfone como se fosse contagioso

Rappe em cifras - grupos de dois ou mais rappers, uns contra os outros jogando versos. Esta é uma óptima maneira de melhorar, e é definitivamente divertido. Um de seus amigos pode bater o beat, você pode jogar uma batida no som, você pode procurar no youtube por um instrumental de sua música favorita, ou apenas de estilo livre sobre nada. Façam vezes, cortem sempre que quiser ou quando alguém "passa-lhe o microfone." (Você provavelmente não terá um microfone real). Nunca deixe cair o microfone invisível! Agarre e passe-o.

Trabalhe nas rimas de outras pessoas. Se eles "dropparem" qualquer coisa sobre a Bíblia, pegue esse tema e continue com ele. Tente se manter em temas semelhantes, ou mude temas de forma criativa. Expanda ou referencie as linhas dos outros. Quando eu e meus amigos ciframos, nós gostamos de rimar sobre coisas aleatórias que todos nós conhecemos, como nossas vidas pessoais.

eu:

Não tenho namorada, e as meninas são boas para sua saúde,

Sabe o que eu quero dizer? Uh, pelo menos, eu próprio me cuido,

Você me vê aqui, puto, eu rimo loucamente,

Meu trabalho era ler para uma senhora rica cega… Altamente

Zach:

Você rima loucamente e às vezes rima preguiçoso,

Mas eu amo este rap game, porque rimar é meu bebê precioso,

Visualmente, liricamente eu sou conhecido como um mistério,

Vocês não poderiam mesmo ver-me em HDTV caseiro,

É sempre bom pegar o esquema de rimas da pessoa antes de você. Em um freestyle muito grande entre rappers de Brooklyn, Mos Def e Talib Kweli (quando eles ainda estavam juntos, como Blackstar), Mos Def termina seu primeiro verso perguntando Kweli se ele está com "aquilo". Kweli responde: "Eu estou sempre com aquilo..." Mais tarde Kweli cospe rimas sobre alguns emcees que pareciam fracos, então ele passa o microfone para Mos que continua a rima, dizendo que eles sempre vão parecer fracos "parece a forma como se vestem." Estes são os melhores freestyles: raps que se conectam com os sons, rimas e temas de rappers ao teu redor.

Passo 9. Quando você está em uma cifra, pense no futuro

Uma das grandes coisas sobre o rap em cifras é que, depois de cuspir uma estrofe, você entra numa pausa antes de cuspir novamente. Esta ruptura é o seu melhor amigo. É durante esta pausa que você estará ouvindo e respondendo aos versos dos seus amigos. Mas você também vai estar planeando o seu próximo verso.

Sempre que estou em uma cifra, eu nunca gostaria de voltar ao microfone até que eu tenha composto 4-6 linhas de qualidade na minha cabeça. Para ser mais impressionante, estas linhas serão sobre as coisas ao seu redor, ou elas vão ser sobre algo que seu amigo disse em seu verso. Vamos dizer que seu amigo está vestindo uma camisa que tem Daffy Duck nele. Enquanto ele está cuspindo, você pode escrever uma linha como esta:

Eu sei que você teve um ano difícil e teve alguma sorte de baixa qualidade,

Mas por que você tem que vestir uma camisa com Daffy Duck?

Isso não é uma linha incrível, mas eu garanto que em uma cifra de pessoas vão enlouquecer sobre isso. (Certifique-se de apontar em sua camisa quando você disser isso). Eu sempre tento pensar em duas ou três dessas parelhas antes de eu cuspir novamente.

Passo 10. Ouça e pratique

Fazer freestyle, assim como esculpir ou fotografar três pontos, leva uma quantidade insana de prática. Pratique, tanto quanto você puder. Faça freestyle com moradores de rua, com seus amigos, e com sua família. Ouça rappers que façam freestyle e tentem analisar os seus estilos. Rappe o tempo todo; Pratique dia e noite. Prática pode não deixar perfeito, mas faz muito bem.

Este texto foi extraído do site www.flocabulary.com e traduzido para português por Cfkappa para o LusoHipHop.

All credits reserved to the author, Emcee Escher, esq., whose text has been used for the only purpose of informing people who do not speak fluent english. No self-commercial or self-advertising were taken advantage from the text.

Att: Texto extraido no blog do meu mano Kratos http://www.lusohiphop.net/ e achei interessante por isso posto mesmo bem acima da hora de trabalho, e bem possivel que haja um erro quando fiz o copy and past por isso qualquer coisa sobre este texto cruzam ao blog do mano Kratos, one

Curtindo: Xpresso o Ke Sinto - 02K63  (Produzida Por G. Bav) 02k63_Mixtape_Primeiro volume (Observaçao)

Compartilhe:

Poste um comentário:

6 comments:

Anónimo disse...

aii aonde eu axo umas batidas para mim ir rimando e enprovisando, comtra meus amigos?

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=xBy8UAt4bGU uma batida massa aie

thiago disse...

mano gostei muito parabéns, e muito obrigado

Unknown disse...

Da hora parabéns

Eu não consegu em voluir as rimas

Unknown disse...

Thanks pelas dicas, irei tentar