Nganga Wa Mmote: meu nome de registo é Paulo Manuel Magalhães, nascido aos 20 de Abril de 1978, adotei o nome de Nganga wa mbote devido a Afro-renascença,fugindo e banalizando as culturas euro cêntricas,porque os nomes na lingua materna tem uma identidade,uma
Cultura,um significado concreto e na lingua materna Kimbundo, Nganga wa mbote significa (feiticeiro do bem).
Cultura,um significado concreto e na lingua materna Kimbundo, Nganga wa mbote significa (feiticeiro do bem).
ZS-Quando é que começou a cantar, e quais foram as suas influências?
NWB:Comecei a cantar em 1993,e gravei a minha primeira música no mesmo ano no estudio
Futuro do Mister Power,e as minhas influências vieram do House music,eu escutava muita música electronica,eu ficava contagiado quando ouvisse o grupo Real to Real,
Sneep, Mc Hummer, depois fui subindo ,ouvindo Naughty by Nature, N.W.A e Das Efx.
Cá na banda sentia as cenas dos manos como Soldados de Rua, G.C Unite de Kool Klever,Acção Positiva etc...
Futuro do Mister Power,e as minhas influências vieram do House music,eu escutava muita música electronica,eu ficava contagiado quando ouvisse o grupo Real to Real,
Sneep, Mc Hummer, depois fui subindo ,ouvindo Naughty by Nature, N.W.A e Das Efx.
Cá na banda sentia as cenas dos manos como Soldados de Rua, G.C Unite de Kool Klever,Acção Positiva etc...
ZS-Os Filhos Da Ala Este fazem rap desde os anos 90,é um dos veterano e carismático grupo de Rap underground em Angola, sendo isso, porque até agora não lança uma obra discográfica?
NWB:É assim, na altura devido a certas situações precárias que o país vivia,tinhamos chegado a um acordo que não era o momento certo para lançarmos um disco,nao havia incentivo por parte do próprio movimento HipHop alternativo,também devido o medo que havia por partes das ditas gravadoras independentes não arriscaram ou seja apostaram nos Filhos Da Ala Este,e por outra, certos elementos do grupo dedicaram-se
mas nas suas formações profissionais,uns constituiram familias,uns imigraram enfim.
Mais com tudo estamos a trabalhar na medida possivel que este ano ainda o disco da Ala Este saia,estamos a bumbar no sentido não fugindo da nossa tecla, politicamente rap.
mas nas suas formações profissionais,uns constituiram familias,uns imigraram enfim.
Mais com tudo estamos a trabalhar na medida possivel que este ano ainda o disco da Ala Este saia,estamos a bumbar no sentido não fugindo da nossa tecla, politicamente rap.
ZS-Num contexto geral leva a música como uma profissão?
NWB:sendo um artista de intervenção, um ativista do rap eu digo que levo a música rap como escola da minha vida,sendo ela arte,alimento para alma, então uso-a como veiculo de protesto, de educação,rap é arte de rua e eu não fugi a regra. Agora leva-la como profissão ainda é um pouco complicado.
ZS-Qual é a analise que faz do rap de ontem,e o rap de hoje?
NWB:anteriormente eramos mais unidos,havia mais meetings, palestras, workshops, espetáculos enfim, a paz de espirito, a irmandade, a vontade de trabalho reinava
no seio do movimento,e fazia-se sentir o rap na rua.Agora no rap de hoje é so entrigas o chamado beef,não há união, há muitos conflitos entre os rappers,estão a cagar para música arte, cada um por si. Mais não significa que não se faz um bom rap,ha muitos bons Mc's nesta nova geração, mas é necessário que haja mais conexão entre os rappers. Sinto a falta de B.boys, grafiteiros e Djs de rap que quase não existem, são muito poucos.
no seio do movimento,e fazia-se sentir o rap na rua.Agora no rap de hoje é so entrigas o chamado beef,não há união, há muitos conflitos entre os rappers,estão a cagar para música arte, cada um por si. Mais não significa que não se faz um bom rap,ha muitos bons Mc's nesta nova geração, mas é necessário que haja mais conexão entre os rappers. Sinto a falta de B.boys, grafiteiros e Djs de rap que quase não existem, são muito poucos.
ZS-Qual é o teu ponto de vista do rap underground e o mainstream (comercial)?
NWB:para mim, quem intitula-se de comercial, é como um porco que entrega-se a lama
porque a música é que é comercializada, e não o artista, até porque não adianta retratar coisa que não tens ou não vives, esta tudo bem que o rap tambem é diversão,mais eu não faço comédia com a minha música. falando do underground, é aquele que faz música por um proposito,por um objectivo social,que tem uma menssagem positiva,um despertar de conciência,só é mesmo underground quem realmente vive,e sente o rap.
porque a música é que é comercializada, e não o artista, até porque não adianta retratar coisa que não tens ou não vives, esta tudo bem que o rap tambem é diversão,mais eu não faço comédia com a minha música. falando do underground, é aquele que faz música por um proposito,por um objectivo social,que tem uma menssagem positiva,um despertar de conciência,só é mesmo underground quem realmente vive,e sente o rap.
ZS-Sendo um Mc actualizado, és da opinião que foi num momento certo a organização do can de 2010 em Angola?
NWB: no meu ponto de vista sim, fez-se quatro magnificos estádios, que na minha opinião
é a maior e melhor obra que o governo ja fez em curto espaço de tempo,é uma mais valia no sector do desporto e não só, surgirão aberturas de novos empregos, e vamos ter daqui endiante parceria com outros paises em termos de actividades desportivas, é melhor um estádio do que uma simples ponte(risos)...
é a maior e melhor obra que o governo ja fez em curto espaço de tempo,é uma mais valia no sector do desporto e não só, surgirão aberturas de novos empregos, e vamos ter daqui endiante parceria com outros paises em termos de actividades desportivas, é melhor um estádio do que uma simples ponte(risos)...
Fonte: Zona Sul
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1 comments:
very good blog, congratulations
regard from Reus Catalonia
thank you
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